O transporte de hidrogênio por meio de navios é crucial para atender ao suprimento global de energia à medida que mudamos da era do combustível baseado em carbono. Neste estudo, a cadeia de abastecimento de hidrogênio, que inclui processos de armazenamento físico e químico, bem como transporte marítimo e terrestre e terminais, foi investigada econômica e ambientalmente. Cinco tecnologias de armazenamento diferentes (ou seja, hidrogênio líquido, amônia, tolueno-metilciclohexano [TOL-MCH], dibenziltolueno-perhidro-dibenziltolueno (H0DBT-H18DBT) e metanol) foram aplicadas a uma cadeia de suprimento de hidrogênio intercontinental definida que transporta 300.000 t de hidrogênio por ano através de navios. As cinco tecnologias de armazenamento de hidrogênio foram avaliadas e comparadas com base em seu desempenho econômico e ambiental. Para alcançar uma maior eficiência energética, os modelos foram atualizados integrando gás natural líquido (GNL) para obter liquefação de hidrogênio e utilizando o calor residual de células de combustível de óxido sólido (SOFCs). Além disso, assumindo que a capacidade de energia renovável será dominante no futuro, a eletricidade renovável e o uso de hidrogênio verde foram investigados. Os resultados mostraram que a cadeia de suprimentos TOL-MCH é a tecnologia mais econômica e ecologicamente correta com custo nivelado de 5,8 $/kgH2 e intensidade de carbono de 18,5 kgCO2-eq/kgH2, seguida pela cadeia de suprimentos de amônia, devido às suas condições operacionais adequadas. No caso de eletricidade renovável e dominância de hidrogênio verde, a cadeia de fornecimento de amônia gera as menores emissões de carbono (ou seja, 2,23 kgCO2-eq/kgH2) com um custo de 4,92 $/kgH2, e a cadeia TOL-MCH é tecnologia mais econômica (ou seja, 4,57 $/kgH2). Portanto, uma diminuição no consumo de energia de processo e o uso de fontes de energia renováveis ​​são essenciais para o transporte marítimo de hidrogênio eficiente e sustentável.

Renewable and Sustainable Energy Reviews, Vol. 165 Ju-Sung Lee, Ali Cherifa, Ha-Jun Yoon, Seung-Kwon Seo, Ju-Eon Bae, Ho-Jin Shin, Chulgu Lee, Hweeung Kwon, Chul-Jin Lee

Link de acesso:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122004555

 

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