O artigo Global trade of hydrogen: what is the best way to transfer hydrogen over long distances? compara as principais características técnico-econômicas das principais opções potenciais para o transporte de hidrogênio para o exterior a fim de analisar qual seria a maneira mais eficiente. O hidrogênio pode ser liquefeito ou pode ser convertido em vários transportadores adequados para o transporte marítimo, como a amônia líquida, os chamados “transportadores de hidrogênio orgânico líquido” − tolueno ou metil ciclo hexano (MCH) em particular− e o metanol. Destaca-se que a liquefação do hidrogênio é um processo extremamente intensivo em energia e que a manutenção da baixa temperatura necessária para fins de transporte e armazenamento de longa distância resulta em perdas adicionais de energia e custos associados. Os transportadores, contudo, contam com maior densidade de energia e maior capacidade de transporte, sendo potencialmente mais baratos para transportar por longas distâncias. Os autores identificaram que tanto a amônia líquida quanto o metanol parecem oferecer melhores opções de entrega de hidrogênio em termos da quantidade final transportada para o usuário final, bem como custos mínimos aproximados. Nesse contexto, ainda destacam que o hidrogênio líquido e o MCH, por sua vez, provavelmente serão os combustíveis com maiores custos totais mínimos e menor quantidade de H2 embarcada, respectivamente.

Oxford Energy – Aliaksei Patonia, Rahmat Poudineh

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