O documento Monitoring exposure to climate-related hazards: indicator methodology and key results apresenta indicadores úteis para se compreender a exposição das pessoas e bens aos perigos trazidos pelas mudanças climáticas. O estudo concentra-se em sete tipos de perigos: (1) temperatura extrema, (2) precipitação extrema, (3) seca, (4) incêndios florestais, (5) ameaças de vento, (6) inundações fluviais e (7) inundações costeiras. Quatro variáveis de exposição (áreas construídas, terras de cultivo, florestas e densidade populacional) são selecionadas para se avaliar o impacto de cada perigo relacionado ao clima. Os indicadores são calculados para todos os países com séries temporais de 1979 a 2021, sendo apresentados os resultados de 52 países cobertos pelo Programa Internacional de Ação sobre o Clima (IPAC). 

Os resultados sugerem que todos os países estão expostos a um ou mais riscos naturais relacionados ao clima, mas com diferenças significativas na ocorrência e intensidade de tais riscos. Por exemplo, uma alta proporção da população na maioria dos países do IPAC está exposta a condições extremas de calor, o que é de grande preocupação porque as mudanças climáticas provavelmente aumentarão ainda mais as temperaturas excepcionalmente quentes. Destaca-se ainda que o Brasil está amplamente exposto a eventos de temperatura extrema, precipitação extrema, seca e incêndios florestais, com resultados acima da média verificada nos demais países em diversos indicadores destas categorias. Por outro lado, o Brasil está menos exposto às ameaças de vento, inundações fluviais e inundações costeiras. 

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Link de acesso:

https://www.oecd-ilibrary.org/environment/monitoring-exposure-to-climate-related-hazards_da074cb6-en 

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/ar6-mudancas-climaticas-2022-impactos-adaptacao-e-vulnerabilidade/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/mais-da-metade-das-doencas-patogenicas-humanas-conhecidas-podem-ser-agravadas-pelas-mudancas-climaticas/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/indicador-de-politicas-de-resiliencia-climatica/