Essa reportagem especial discute a presença das mulheres no setor de energia, destacando sua representatividade no segmento das renováveis e explicitando temas como maternidade e discriminação no ambiente de trabalho. O artigo conta com a opinião de mulheres atuantes no setor como: Zilda Costa, diretora da H2energy e membro do conselho deliberativo da ABGD; Mayra Guimarães, head de renováveis e assuntos regulatórios da Thymos Energia; Daniela Fusco Alcaro, sócia-fundadora da Stima Energia; Camila Nascimento, diretora da WIN Solar; Élbia Gannoum, presidente da ABEEólica; Aline Pan, coordenadora da Rede MESOL; e, Tamar Roitman, gerente executiva da ABiogás.
De acordo com o exposto, no setor de energia, as mulheres estão significativamente subrepresentadas, totalizando menos de um quarto da força de trabalho total. Já no segmento de energia renovável o quadro não é muito diferente, pois elas representam apenas 32% da força de trabalho. Os desafios globais para que as mulheres ocupem novos espaços incluem uma legislação mais adequada para promover igualdade salarial, acesso a programas de educação e treinamento. Infelizmente a sociedade ainda reserva à mulher espaços delimitados a setores relacionados a estereótipos como o cuidado e a educação. Segundo Mayra Guimarães “É necessário modificar esse pensamento, evitando estereótipos de gênero desde o núcleo familiar e a educação básica – como a clássica divisão de atividades ditas como adequadas para meninos e meninas”.
Sobre o tema maternidade e profissão, destaca-se que é expressiva a quantidade de mulheres que deixam ou perdem o trabalho no Brasil quando se tornam mães. Já sobre a discriminação, segundo pesquisa da Mesol de 2019, 64% das profissionais do setor já ouviram comentários sexistas e 49% já sofreram discriminação no ambiente de trabalho por ser mulher. Deve-se ressaltar ainda que 41% das organizações do setor não possuem políticas ou ações voltadas para o combate à violência de gênero.
CanalEnergia – Michele Rios (repórter do CanalEnergia).
Link de acesso:
https://canalenergia.com.br/especiais/53224793/a-presenca-da-mulher-no-setor-de-energia
Artigos relacionados:
Item 3.3 de Setembro 2