Esta é a atualização mensal do Oil Market Report, uma das fontes de dados, previsões e análises mais confiáveis e oportunas do mundo sobre o mercado global de petróleo. O relatório contém estatísticas detalhadas e comentários sobre oferta, demanda, estoques, preços e atividade de refino de petróleo, bem como comércio de petróleo. Nesta edição, a IEA apontou que reduziu sua estimativa para o crescimento da demanda para 1,9 milhões b/d, em 2022, e para 1,7 milhões b/d, no próximo ano, o que representa uma queda de, respectivamente, 60.000 b/d e 470.000 b/d em relação ao exposto no relatório anterior. As causas apontadas para a revisão são a deterioração da economia, com novos rebaixamentos nas expectativas de crescimento do PIB global e recessão esperada em vários países europeus, bem como riscos crescentes para economias emergentes e os preços altos provocados por um plano da OPEP+ para cortar a oferta de petróleo.
Sobre o declínio na oferta da OPEP+, a IEA frisa que ele deve ser menor do que a redução anunciada de 2 milhões b/d nas metas de produção, atingindo 1 milhão b/d na produção de petróleo bruto pelo grupo a partir de novembro, com maior parte dos cortes vinda da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Assim, após um aumento maciço na oferta mundial de petróleo de 2,1 milhões b/d do 2T22 para o 3T22, o crescimento da oferta deverá desacelerar acentuadamente para 170.000 b/d na passagem do 3T22 para o 4T22. A IEA frisa também que o corte no fornecimento de petróleo da OPEP + aumenta os riscos de segurança energética em todo o mundo.
Ressalta-se, por fim, a queda de 230.000 b/d nas exportações de petróleo russo e a elevação do preço do Brent em cerca de US$ 14/bbl em relação à setembro, chegando a US$ 97,92/bbl.
International Energy Agency (IEA)
Link de acesso:
https://www.iea.org/reports/oil-market-report-october-2022
Artigos relacionados
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/relatorio-do-mercado-de-petroleo-agosto-de-2022/