Este é um relatório trimestral do mercado mundial de gás natural que pretende apontar os principais fatos verificados no período. Esta edição foi selecionada porque analisa os fundamentos da oferta e demanda de gás, aponta as perspectivas para o período do inverno de 2022 e projeta a evolução do mercado até 2023. Dentre os principais apontamentos, ressalta-se que a temporada de inverno começa com níveis extremos de preços e grande volatilidade causados por incertezas sem precedentes no fornecimento de gás russo para a Europa.
O declínio acentuado nos fluxos de gás russo para a Europa em um mercado já apertado levou os preços do gás europeu – e indiretamente os preços spot asiáticos de GNL – a recordes no terceiro trimestre de 2022. O alto preço e o ambiente de oferta apertado também levaram a um declínio no consumo de gás natural na maioria das regiões. Na OCDE Europa, a procura de gás diminuiu cerca de 10% no período de janeiro a agosto, caindo cerca de 15% na indústria devido a cortes na produção. Os principais mercados de gás asiáticos tiveram um crescimento limitado a negativo – China e Japão ficaram quase estáveis, e Índia e Coréia contraíram. As Américas do Sul e Central também registraram quedas no primeiro semestre. A América do Norte foi uma das poucas regiões onde o consumo total aumentou, sustentado pela demanda de geração de energia e preços comparativamente mais baixos – embora estes tenham atingido o máximo da década.
O Gas Market Report, Q4-2022 inclui ainda a sétima edição do Global Gas Security Review anual da IEA e uma análise da evolução do mercado de gás até 2023. Nele a agência internacional realizou uma análise de resiliência sazonal do mercado europeu no caso de corte completo do fornecimento de gás com origem no gasoduto russo, incluindo o risco de um potencial período de frio tardio. A análise mostra que, em caso de menor oferta de GNL, uma redução da demanda de 9% em relação à média de cinco anos seria necessária para manter os níveis de armazenamento acima de 25%, enquanto uma redução de 13% seria necessária durante o período de inverno para manter os níveis de armazenamento acima de 33%. Nesse contexto, a agência ressalta que a implementação de medidas de economia de gás será crucial para minimizar as retiradas de armazenamento e manter os estoques em um nível adequado até o final da estação de aquecimento. A atualização da perspectiva da agência é de uma redução na demanda global de gás em 0,8% este ano, seguida por um baixo crescimento em 2023, de 0,4%.
International Energy Agency (IEA)
Link de acesso:
Artigos relacionados
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/relatorio-do-mercado-de-gas-q3-2022/ https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/gas-natural-mercado-segue-em-alta-para-2022/ https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/caindo-como-domino-o-impacto-do-nord-stream-nos-fluxos-de-gas-russo-na-europa/