O objetivo do artigo Green H2 investments – enabling clean energy and industry é destacar que o hidrogênio verde é o alicerce da neutralidade climática. Destaca-se que o energético tem um papel fundamental a desempenhar na descarbonização, podendo ser usado como combustível renovável ou matéria-prima em todos os principais setores emissores de CO2. Ao longo do artigo são apresentadas as vantagens da utilização do hidrogênio verde, bem como dos outros hidrogênios de baixo teor de carbono e de seus derivados. O documento também traz diversos dados e informações sobre o desenvolvimento da tecnologia (como a capacidade de eletrólise até 2030 de acordo com as metas climáticas), sobre as metas dos governos, projetos anunciados, bem como o número e a localização desses projetos.

Atualmente, a capacidade instalada global de eletrólise ainda é muito limitada, cerca de 0,5 GW. Entretanto, com base nos anúncios de aumentos de fábrica por OEMs em todo o mundo, a Roland Berger aponta que a capacidade de produção anual pode aumentar de 7GW, em 2022, para 47 GW em 2025. Os autores mostram ainda que para que os projetos gerem oportunidades de investimento significativas, são necessários três fatores: ter vendas garantidas; acesso a energias renováveis de baixo custo e alta carga; e, viabilizar o transporte do energético.

Roland Berger – Uwe Weichenhain e Christopher Schmitt

Link de acesso:

https://www.rolandberger.com/en/Insights/Publications/Green-H2-investments-Enabling-clean-energy-and-industry.html

 

Artigos relacionados:

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/o-verde-esta-no-dna-do-hidrogenio-brasileiro/ 

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/panorama-do-hidrogenio-no-brasil/   

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/a-geografia-importa-propostas-de-hubs-de-hidrogenio-surgem-na-america-do-norte/  

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/como-atender-a-demanda-de-hidrogenio-que-esta-por-vir/