O Renewable Energy and Jobs – Annual Review 2022, publicado desde 2012 pela IRENA, realiza uma atualização anual sobre a geração de empregos em energia renovável em todo o mundo. Com base em uma ampla gama de estudos, este relatório analisa o cenário global e discute experiências em países selecionados com foco nos números e qualidade de empregos. Esta edição também destaca questões de qualidade do trabalho e padrões de trabalho na mineração e processamento de insumos de matérias-primas (upstream) e manuseio de materiais quando as instalações de geração de energia renovável são desativadas (downstream).

Dentre os principais dados disponibilizados, ressalta-se que o setor de energia renovável empregou 12,7 milhões de pessoas, direta e indiretamente, em 2021. O número continuou a crescer em todo o mundo na última década, com a maioria dos empregos ligados às indústrias de energia solar fotovoltaica (PV), bioenergia, energia hidrelétrica e energia eólica. Dois terços de todos os empregos estão na Ásia, com a China representando 42% do total mundial, seguida pela Europa e Brasil, com 10% cada, e Estados Unidos e Índia com 7% cada. O emprego em energia solar fotovoltaica (PV) em 2021, foi o que mais cresceu, representando mais de um terço do total de empregos em energia renovável. Destaca-se que o número de empregos no setor de energia pode subir para 139 milhões, incluindo mais de 74 milhões em eficiência energética, veículos elétricos, sistemas de energia/flexibilidade e hidrogênio. Numerosos países estão adotando medidas comerciais e estratégias de política industrial para construir e expandir suas cadeias de suprimentos. Outros objetivos políticos importantes incluem garantir empregos decentes e que existam oportunidades iguais de emprego para mulheres, jovens e minorias.

International Renewable Energy Agency (IRENA) e International Labour Organization (ILO)

Link de acesso:

https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Publication/2022/Sep/IRENA_Renewable_energy_and_jobs_2022.pdf

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/energia-renovavel-e-empregos-revisao-anual-2021/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/transformacoes-estruturais-no-contexto-da-transicao-energetica-o-caso-da-geracao-de-empregos/