Este é um relatório produzido pela S&P Global, cujo objetivo é apresentar algumas das principais conclusões referentes ao tema das finanças que surgiram na COP 27 em novembro de 2022. Destaca-se que o evento não abriu novos caminhos, concentrando-se mais nos impactos do que em novas promessas de redução de emissões. Segundo a S&P, as discussões e iniciativas na COP 27 envolveram algumas novas medidas pontuais para acelerar a descarbonização, mas focaram no apoio às economias em desenvolvimento e nos desafios relacionados. Para a S&P Global, os cinco tópicos mais relevantes da conferência para o mundo das finanças sustentáveis são os seguintes:

  1. Chegou-se a um acordo para a criação de um fundo de perdas e danos destinado a ajudar os países em desenvolvimento após eventos climáticos devastadores, mas os detalhes sobre quem irá patrocinar este fundo e qual será seu formato ainda permanecem pendentes.
  2. A Agenda Inovadora apoiada pela ONU apresentou 25 novas medidas para acelerar a descarbonização em alguns dos países nos setores de energia, transporte e produção de aço. Os patrocinadores incluem os EUA, China, membros da UE, Reino Unido e Índia, entre outros. Além disso, um novo programa de trabalho de cinco anos foi acordado no âmbito do Mecanismo de Tecnologia do Acordo de Paris, que apoiará a criação de roteiros e apoiará a transferência de tecnologia para países em desenvolvimento. 
  3. Uma definição ou taxonomia clara de financiamento climático não saiu da COP 27 e é improvável que surja no futuro. 
  4. Acionistas de bancos multilaterais de desenvolvimento e instituições financeiras foram convocados a implementar reformas que incorporem a emergência climática global e viabilizem o financiamento climático. 
  5. A COP teve um dia inaugural da biodiversidade, onde foram enfatizados os fortes vínculos entre as mudanças climáticas e perda da biodiversidade.

S&P Global

Link de acesso:

https://www.spglobal.com/_assets/documents/ratings/research/101569608.pdf

 

Artigos relacionados:

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/relatorio-especial-da-cop-27-avanco-dos-objetivos-climaticos-em-meio-a-um-conflito/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/com-representacao-dividida-brasil-discute-energia-na-cop-27

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/relatorio-da-agenda-breakthrough-2022/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/progresso-e-perigo-no-caminho-para-o-zero-liquido/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/as-mudancas-climaticas-e-a-agenda-internacional-um-breve-historico-dos-principais-avancos-e-do-impasse-atual/