Os autores mostram de início como a alta nos preços da eletricidade na Europa foi desencadeada pela elevação nos preços do gás e como o funcionamento dos mercados tem feito com que vários geradores obtenham lucros extremamente altos enquanto os consumidores pagam valores exorbitantes pela energia. A seguir, os autores apontam que essa dinâmica tem suscitado a discussão sobre a taxação desses lucros inesperados como forma de equilibrar a situação. Sobre este último ponto, os autores discutem algumas opções que têm sido consideradas para a taxação dos lucros extraordinários, explicitando suas consequências e desafios.

Clemens Fuest e Axel Ockenfels definem como fundamental a definição da parcela dos lucros que devem ser taxados. Para eles, a melhor opção é recorrer aos instrumentos fiscais existentes, como o imposto sobre o rendimento, ou pelo menos utilizá-los como complemento. E advertem que os formuladores de políticas europeias não devem esquecer que, embora o desafio imediato seja redistribuir receitas e custos, a verdadeira solução para a crise é uma expansão completa do fornecimento de energia.

Project Syndicate – Clemens Fuest (Professor de Economia na University of Munich) e Axel Ockenfels (Professor de Economia na University of Cologne)

Link de acesso:

https://www.project-syndicate.org/onpoint/eu-windfall-profit-tax-how-to-do-it-by-clemens-fuest-and-axel-ockenfels-2022-10

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/o-estado-esta-recuperando-a-energia/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/taxar-lucros-extraordinarios-de-petroleiras-e-direito-de-governos/