O relatório Coal in Net Zero Transitions fornece a análise mais abrangente até o momento sobre o que seria necessário para reduzir as emissões globais associadas ao carvão sem prejudicar as economias ou a segurança energética, delineando medidas para financiar transições energéticas e abordar seus aspectos sociais e de emprego. Nesse sentido, o relatório explora as opções para o setor de energia e outras partes da economia onde o carvão desempenha um papel notável, examina uma série de áreas políticas e tecnológicas e aborda as necessidades de investimento e financiamento tendo em conta a importância de garantir um abastecimento de energia confiável e acessível e de enfrentar as consequências sociais da mudança. 

Destaca-se que a idade relativamente jovem das usinas de carvão em grande parte da região Ásia-Pacífico torna as transições mais difíceis nesta região, pois, se operadas por tempos de vida e taxas de utilização típicos, a geração movida a carvão existente em todo o mundo emitiria 330 Gt de CO2 – mais do que as emissões históricas verificadas até o momento por todas as usinas a carvão que já operaram. Além disso, o estudo mostra que deve ser dada atenção às decisões de investimento em instalações industriais intensivas em carvão nos próximos anos, pois elas irão moldar as perspectivas para o uso de carvão na indústria pesadas para as décadas vindouras. O relatório evidencia a necessidade de frear a adição de novos ativos movidos a carvão aos sistemas de energia. Contudo, destaca o risco que existe de a atual crise energética promover a aprovação de novas usinas movidas a carvão, especialmente considerando que cerca de metade das 100 instituições financeiras que apoiam projetos relacionados a carvão desde 2010 não fizeram nenhum compromisso para restringir esse financiamento, e outros 20% fizeram apenas promessas relativamente fracas. Por fim, pontua a necessidade de colaboração internacional, apoio financeiro público e abordagens bem concebidas que incorporem a necessidade de transições centradas nas pessoas para a condução da redução das emissões de carbono do carvão.  

International Energy Agency (IEA)

Link de acesso:

https://iea.blob.core.windows.net/assets/08119e54-73ce-4207-b6ce-fbe75c241191/CoalinNetZeroTransitions.pdf

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/carvao-termico-continuara-importante-na-asia-pacifico/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/5-principais-impulsionadores-da-prolongada-crise-de-carvao-da-india/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/a-queima-das-reservas-mundiais-de-combustiveis-fosseis-pode-emitir-35-trilhoes-de-toneladas-de-gases-de-efeito-estufa/