O artigo Energy Transition: Thermal Coal Will Remain Important In Asia-Pacific discute as perspectivas para o carvão em meio ao avanço da transição energética e à preocupação com a segurança de suprimento trazida pela Guerra Rússia-Ucrânia. Destaca-se que o atual cenário tem levado ao adiamento da redução do uso de carvão nos EUA e UE para ajudar a mitigar os riscos de falta de eletricidade. Já para a Ásia-Pacífico, a transição está tomando uma trajetória diferente, com as grandes economias, como China e Índia, experimentando forte aumento na demanda por eletricidade para sustentar o crescimento econômico, o que deve continuar nas próximas décadas. Os autores evidenciam também que, na China, a geração a carvão permanecerá relativamente estável e elevada nesta década e, na Índia, a geração a carvão ainda se expandirá substancialmente nesta década. Comenta-se ainda o papel da captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) na transição energética asiática, as políticas de transição energética chinesa e indiana, e o reflexo das ações de transição energética advindas do mercado financeiro no setor de carvão. O artigo deixa claro que a transição energética é mais complexa agora devido à segurança do abastecimento e considerações geopolíticas, exacerbadas pelo conflito Rússia-Ucrânia, e que a redução da demanda de carvão deverá ser lenta e desigual entre as regiões.

Esse artigo faz parte de uma série da S&P Global composta de cinco partes que analisam, em conjunto, os desenvolvimentos da transição energética. Cada uma das partes focaliza um energético-chave. Nesta quinzena, também divulgamos o artigo sobre o Gás Natural. 

Link de acesso:

https://www.spglobal.com/en/research-insights/featured/energy-transition-thermal-coal-will-remain-important-in-asia-pacific