O relatório Panorama de los planes de acción climática en ciudades de América Latina y el Caribe é uma ação conjunta da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e das Capitais das Américas contra as Mudanças Climáticas (CC35) para realizar uma análise dos Planos de Ação Climática (PAC) já publicados em diferentes cidades da América Latina e Caribe (ALC). Assim, o estudo cumpre o papel de fazer uma avaliação preliminar do estado da ação climática na região.

A partir de uma metodologia de análise qualitativa, dez PACs de cidades da ALC são analisados para construir um diagnóstico regional de estratégias climáticas e gerar reflexões sobre a implementação das ações de mitigação e adaptação postuladas nos planos. As cidades que compõem o relatório são: Cidade do México (México), Quito (Equador), San José (Costa Rica), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), São Paulo (Brasil), Lima (Peru) e Belize. A abordagem metodológica facilita a compreensão holística dos PACs do ponto de vista ambiental, econômico e social, e oferece um guia para identificar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, com vistas ao desenho futuro de planos climáticos. Os três setores com mais ações de mitigação postulados nos dez PACs analisados são transporte, resíduos e energia. E as principais ações de adaptação encontrada foram: incorporação da mudança climática no planejamento de longo prazo das cidades, projetos e políticas dirigidas aos mais vulneráveis, participação comunitária e educação, monitoramento de risco em tempo real, gerenciamento de crises, incluindo sistemas de alerta e evacuação, e defesas contra inundações (desenvolvimento, operação e armazenamento).

 

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Link de acesso:

https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/48122/1/S2200637_es.pdf

 

Artigos relacionados:

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/ndcs-e-metas-de-energia-renovavel-em-2021-estamos-no-caminho-para-um-futuro-climatico-seguro/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/climate-policy-accelerates-structural-changes-in-energy-employment/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/alinhando-ndcs-com-recuperacao-verde/