O PEN SISOL tem por objetivo apresentar as avaliações das condições de atendimento dos Sistemas Isolados para o próximo ano civil, subsidiando, de um lado, a EPE quanto à eventual necessidade de estudos de planejamento da expansão e, de outro, a CCEE no que diz respeito às estimativas de consumo de combustível e montantes de energia a serem supridos por contratos considerados na elaboração do Plano Anual de Custos – PAC. No PEN SISOL 2023 foram considerados 176 Sistemas Isolados localizados principalmente na região norte do país, compreendendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, além da ilha de Fernando de Noronha. Neste ciclo do PEN SISOL estão sendo consideradas 7 interligações de Sistemas Isolados ao SIN. No documento são detalhadas as principais premissas adotadas no estudo, os balanços energéticos por localidade e estado, sendo identificada a necessidade de geração térmica e os respectivos montantes de combustível. Os resultados mostram a contribuição de cada fonte no atendimento às cargas dos Sistemas Isolados e uma comparação das previsões atuais com as do ciclo anterior.
Alguns dos destaques são:
- A carga de 2023 deverá atingir montantes da ordem de 422 MWmed, o que representa uma redução em torno de 5,4% quando comparada com a carga esperada para o ano de 2022. A disponibilidade efetiva de geração destinada ao suprimento dos Sistemas Isolados totalizará cerca de 1.363 MW ao final de 2023. Apresenta-se uma síntese dos resultados que permitirão à CCEE elaborar a previsão de reembolsos no âmbito do Plano Anual de Contas – PAC.
- A estimativa de geração térmica total para atendimento aos Sistemas Isolados no ano de 2023 atinge 3.652.955 MWh. Desse montante de geração térmica, 385.005 MWh são de geração própria dos agentes de distribuição, o que representa cerca de 10% do total, divididos em usinas térmicas a óleo diesel e gás natural, que serão reembolsados via Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Todavia, a previsão do consumo de óleo diesel, quando comparada a do ciclo do PEN SISOL 2022, é significativamente inferior, representando uma redução da ordem de 55%.
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Link de acesso:
Artigos relacionados
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/fact-sheet-sistemas-isolados-de-energia-no-brasil/
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/a-transicao-energetica-no-sistema-isolado-brasileiro/
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/cde-explosao-de-custos-em-20-anos/