Este artigo põe em evidência os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia da Sustentabilidade (EngS) da UFSCar, que avaliou o potencial do setor de pellets e briquetes no Brasil. Os pellets e os briquetes são biocombustíveis sólidos fabricados a partir de biomassa vegetal triturada, geralmente resíduos agrícolas e florestais secos e compactados em formato cilíndrico. Eles são empregados principalmente no setor industrial como alternativas ao carvão vegetal, lenha e combustíveis fósseis na geração de energia térmica ou elétrica.
O estudo mapeou a produção de dois tipos de pellets, um feito de cascas de amendoim e outro de resíduos de pinus, e gerou um Inventário de Ciclo de Vida (ICV) para cada um, incluindo dados como uso do solo, consumo de água, madeira, demanda de energia e emissão de poluentes. Destaca-se que os dois combustíveis são alternativas eficientes do ponto de vista energético e têm vantagem de ser ambientalmente mais sustentáveis do que os combustíveis fósseis. Além disso, apenas 3,5 m³ de pellets de madeira podem substituir 7 m³ de madeira bruta. Este volume de pellets tem a mesma eficiência energética de 1 m³ de óleo combustível e custa seis vezes menos que o óleo diesel. Além disso, os pellets são considerados neutros em carbono. O artigo também enfatiza que, apesar da grande atratividade para a exportação dos pellets e briquetes nacionais, há um grande potencial para a ampliação do uso desses biocombustíveis na matriz energética nacional, assim como na ampliação do comércio de emissões de carbono, objetivos da Política Nacional de Biocombustíveis, a RenovaBio, que precisaria ser ampliada para contemplar os biocombustíveis sólidos.
O artigo conta com a opinião de diversos pesquisadores da área: Diogo Aparecido Lopes Silva, professor da UFSCar; Gláucia Mendes Souza (Inst. Química/USP), Luiz Alexandre Kulay (Eng. Química/USP), e Roberto Sartori (Doutor pela Esalq/USP).
Revista Fapesp – Suzel Tunes
Link de acesso:
https://revistapesquisa.fapesp.br/o-potencial-inexplorado-dos-pellets/
Artigos relacionados
https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/o-valor-cada-vez-maior-dos-residuos/