O artigo Energy Transition: Gas Role Varies By Sector And Region Amid Security Of Supply Concerns discute as perspectivas para o gás natural em meio a transição energética e a preocupação com a segurança de suprimento trazida pela invasão da Ucrânia. Destaca-se que, apesar da incerteza por trás das previsões de crescimento até 2030, a demanda global por gás natural deverá se apoiar cada vez mais na forte demanda na região Ásia-Pacifico. Em contraste com a turbulência nos mercados de gás europeus e os padrões de demanda estáveis dos EUA, a demanda por petróleo também deve aumentar na China, Oriente Médio e Sul e Sudeste Asiático, dado o crescimento econômico contínuo dessa região. Os autores também comentam o impacto da crise do gás russo nos preços de gás na Europa e nos EUA, bem como o plano europeu REPowerEU – que prevê a substituição de grande parte do suprimento de gás da Europa por gás natural renovável/biometano e hidrogênio de baixo carbono como estratégia chave para reduzir as emissões e aumentar a segurança do fornecimento. Outro interessante ponto comentado pelos autores é o risco de ativos ociosos com o declínio da demanda de gás que acompanha a transição energética.   

Esse artigo faz parte de uma série da S&P Global composta de cinco partes que analisam, em conjunto, os desenvolvimentos da transição energética. Cada uma das partes focaliza um energético chave.. Nesta quinzena, também divulgamos o artigo sobre o Carvão.  

 

Link de acesso:

https://www.spglobal.com/en/research-insights/featured/energy-transition-gas-role-varies-by-sector-and-region-amid-security-of-supply-concerns