Este informe da EPE tem por objetivo divulgar indicadores de monitoramento da exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural no Brasil para o ano base de 2021. Os indicadores aqui divulgados e atualizados anualmente são os seguintes: i) relação entre as reservas e a produção de petróleo e gás natural (R/P); ii) índice de reposição de reservas de petróleo e gás natural (IRR); iii) período entre a adjudicação do bloco e o primeiro óleo ou primeiro gás; iv) fator de recuperação médio das bacias; v) percentual de participação das exportações brasileiras de petróleo no mercado internacional; e vi) percentual de participação no Brasil dos investimentos anuais em exploração e produção da indústria mundial de petróleo. Juntamente com a publicação, a EPE disponibiliza as planilhas com os resultados atualizados para os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, bem como um factsheet explicando cada um dos indicadores e apresentando as atualizações. 

Dentre as principais conclusões, destaca-se um aumento das reservas provadas, possivelmente correlacionado a recuperação do segmento de E&P no mercado nacional, com a valorização do preço do barril e a retomada dos projetos de E&P, impactados pela pandemia de covid-19. Além disso, verificou-se uma redução na participação da exportação do petróleo brasileiro no mercado internacional, indo de 3.3% em 2020 para 3,1% em 2021.  

Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Link de acesso:

https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-709/Informe%20Indicadores%20Monitoramento%20Pol%C3%ADtica%20EP.pdf

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/balanco-energetico-nacional-2022/