O artigo analisa os principais desafios e oportunidades relacionados à implementação de frotas comerciais de veículos elétricos, apresentando como exemplo a experiência europeia. São destacados como principais desafios o alto custo de aquisição dos equipamentos, a insuficiência de infraestrutura de carregamento e os modelos de negócios pouco adequados às necessidades operativas. Segundo os autores, a adoção de VE nas frotas comerciais possibilitará maiores retornos, ganhos de escala e de aprendizagem, possibilitando maior aprimoramento tecnológico e redução de custos. Os autores ainda apontam o grande potencial brasileiro de implantação de VEs no setor comercial, explicitando as vantagens competitivas para sua implantação.

Canal Energia – Nivalde de Castro, Luiza Masseno Leal, Lara Milioni Moscon, Lucca Zamboni (Grupo de Estudos do Setor Elétrico UFRJ-GESEL)

Link de acesso: https://www.canalenergia.com.br/artigos/53160878/transicao-energetica-e-a-eletrificacao-de-frotas-comerciais-desafios-e-oportunidades