Esse importante estudo avalia o impacto dos veículos elétricos nas redes de eletricidade usando a Alemanha como estudo de caso. A partir da discussão do impacto dos veículos elétricos no aumento da demanda de carreamento são apresentadas possíveis ações para mitigar a pressão na rede. As diretrizes propostas podem fornecer um roteiro para outros países se anteciparem e atualizarem as suas redes elétricas antes da manifestação do problema. Inicialmente apresenta-se o panorama geral da penetração dos veículos elétricos na Alemanha. Em seguida, discute-se os cenários de crescimento da frota de veículos elétricos e do aumento da capacidade da rede. No cenário base, de oito milhões de VEs até 2030, a demanda de carregamento de VE poderia chegar a 23 TWh por ano na Alemanha. No cenário de adoção acelerada, com 16 milhões de veículos, a demanda poderia alcançar até 43 TWh, um aumento de 8% sobre a demanda de energia atual. O estudo destaca o risco de gargalos em nós específicos da rede de distribuição e  apresenta algumas possíveis soluções, que passam por: (i) carregamento gerenciado, (ii) tecnologia Vehicle-to-grid, e (iii) estações de carregamento rápido.

Mckinsey & Company – Carlos Bermejo, Thomas Geissmann, Timo Möller, Raffael Winter

Link de acesso:  

https://www.mckinsey.com/industries/electric-power-and-natural-gas/our-insights/the-impact-of-electromobility-on-the-german-electric-gri