O relatório publicado pela Volvo calcula a pegada de carbono produzida através de uma análise de ciclo de vida para seu novo modelo elétrico C40 Recharge. Os resultados são comparados com outros dois modelos da montadora, o XC40 Recharge e o XC40 ICE, o primeiro totalmente elétrico e o segundo a combustão interna. Com 51 páginas, o estudo aponta que as emissões acumuladas desde a produção e refino de materiais, módulos de bateria de íon de lítio e fases de fabricação do C40 Recharge são quase 70% maiores do que para XC40 ICE. No entanto, as emissões da fase de uso para um veículo elétrico a bateria por distância percorrida é menor do que para a alternativa a combustão. Assim sendo, segundo o estudo, a partir de 110.000 km percorridos a pegada de carbono do veículo elétrico C40, quando recarregado com o mix de eletricidade global, se torna menor que o modelo a combustão XC40, utilizando um mix de 5% de etanol e 95% de gasolina. O estudo também mostra que, quando o carregamento do veículo elétrico se faz com o mix de eletricidade da União Europeia, essa distância cai para 77.000 km e, quando o carregamento com eletricidade é oriundo de fonte eólica, ela se reduz para 40.000 km. Por fim, considerando todo o ciclo de vida dos veículos, de 200.000 km, o relatório reafirma a menor pegada de carbono dos dois modelos elétricos frente ao modelo a combustão interna. No que se refere à comparação entre os dois modelos elétricos, o estudo conclui que o novo modelo C40 tem uma pegada de carbono menor que o modelo XC40 Recharge e que isso é devido, principalmente, às melhores propriedades aerodinâmicas.
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