O relatório de estatísticas Energy Technology RD&D Budgets: Overview traz uma visão geral das tendências dos gastos alocados nos orçamentos públicos para pesquisa e desenvolvimento nos países da IEA. Os dados são provenientes do Banco de Dados de Orçamento de PD&D de Tecnologia de Energia da IEA, que permite aos usuários acompanhar as tendências de gastos com tecnologia de energia nesses países desde 1974. Dentre as conclusões, destaca-se que os gastos públicos na área aumentaram apenas 2% em 2021, para um valor estimado de US$23 bilhões. Nota-se também que, nas últimas cinco décadas, o investimento dos países em PD&D (pesquisa, desenvolvimento e demonstração) de energia tornou-se progressivamente mais diversificado. A participação da área nuclear caiu de 76% do total, em 1974, no início da série, para 21%, em 2021. Os orçamentos de P&D em combustíveis fósseis, que atingiram seu ponto mais alto na década de 1980 e início de 1990, caíram desde 2013 (14%) para 8%, em 2021. Já os orçamentos para eficiência energética e energias renováveis expandiram-se significativamente mais rápido durante as décadas de 1990 e 2000, de 7% cada em 1990 para 22% e 21%, respectivamente, em 2010. Desde então, a participação da eficiência energética aumentou para 26%, enquanto a participação de energias renováveis caiu para 14%. Por fim, os orçamentos para hidrogênio e células de combustível mantiveram sua participação em 3% no período 2012-2018 e aumentaram levemente para 5% em 2021.

Junto com o relatório também é disponibilizada uma ferramenta online, a Energy Technology RD&D Budgets: Data Explorer, que permite aos usuários explorar interativamente os dados de orçamento por países, agregados regionais e diferentes tecnologias.

EPE 

Link para o relatório: https://www.iea.org/reports/energy-technology-rdd-budgets-overview

Link da ferramenta de dados: https://www.iea.org/articles/energy-technology-rd-and-d-budgets-data-explorer

Esses links irão direcionar o leitor para as versões mais recentes destes documentos conforme forem sendo atualizados pela IEA.