O artigo busca analisar os principais impactos da Guerra Rússia-Ucrânia para a indústria de energias renováveis, impactos estes que podem afetar a transição para uma economia de baixo carbono. Mostra-se inicialmente que, como consequência da guerra e da crise energética que se seguiu, os esforços de descarbonização dos países ocidentais agora possuem, como motor adicional, a busca pela diversificação e segurança energética, o que significa acelerar a redução da dependência de combustíveis fósseis e diminuir a exposição à volatilidade de preços de energia. Nesse cenário, as soluções de baixo carbono se apresentam como as principais opções. Porém, lembram os autores, que as consequências da guerra para a indústria de geração renovável são ambíguas, pois o conflito também gera impactos (negativos) sobre a cadeia global de commodities necessária para o aumento da oferta de energia renovável. 

Na sequência os autores mostram que um dos grandes desafios é a elevada demanda por minerais e metais críticos para as tecnologias limpas, insumos que recentemente registraram aumentos de preços. Além disso, a produção e o processamento destes insumos estão amplamente concentrados, com a Rússia ocupando uma posição de relevância na cadeia global de suprimentos. Há também uma grande preocupação acerca de um possível aumento dos custos nivelados de energia (LCOE, sigla em inglês) das fontes renováveis devido à alta volatilidade dos preços de minérios essenciais e ao aperto nas condições de financiamento ao redor do mundo. Destaca-se ainda a elevação dos custos dos fretes, devido às sanções econômicas impostas à Rússia, e o aumento dos custos de produção de materiais manufaturados utilizados nas tecnologias renováveis, aumento ocasionado pelos altos preços do petróleo e do gás natural.

Gesel – Leonardo Gonçalves, Isadora Corrêa, Vinicius José da Costa, Carolina Tostes, Luiza Masseno Leal (pesquisadores do Gesel)

Link de acesso:

https://gesel.ie.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/11/Goncalves_2022_11_18.pdf

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/cadeias-de-suprimentos-globais-de-baterias-ev/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/cadeias-de-suprimentos-globais-de-energia-solar-fotovoltaica-07-2022/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/seguranca-das-transicoes-para-energia-limpa-2022/