O objetivo do artigo é analisar o uso de compartilhamento de veículos elétricos (e-carsharing), apresentando os benefícios de sua utilização e os desafios para o fomento do segmento. Segundo os autores, o compartilhamento de veículos elétricos possui o potencial de reduzir congestionamentos, emissões de CO2, aquisições de novos meios de transporte, custos de manutenção e impactos à saúde humana. Assim, o e-carsharing pode ser compreendido como um indutor do desenvolvimento urbano sustentável. Nesse contexto, são conduzidas discussões sobre os diferentes modelos de negócios, seus impactos socioambientais, os desafios da utilização da economia compartilhada e as interfaces do desenvolvimento do setor com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU (ODSs).

Canal Energia – Thamara França, Tarcisio Brum, Leonardo Mangia , Marcelo Maestrini, Paulo Mauricio A Senra (Pesquisadores GESEL-UFRJ)

Link de acesso:

https://www.canalenergia.com.br/artigos/53165652/o-compartilhamento-de-veiculos-eletricos-como-indutor-de-um-desenvolvimento-urbano-sustentavel