O artigo tem como objetivo discutir o mercado de gás natural brasileiro, sobretudo a Nova Lei do Gás, destacando os aspectos principais do marco. Além disso, apresenta as oportunidades e os principais entraves para a expansão da utilização de gás natural, sendo um deles, o alto valor atual da molécula. Ao longo do texto são citadas algumas iniciativas feitas ao longo dos últimos anos com o objetivo de desenvolver o mercado de gás no Brasil, até chegar ao PL do Novo Mercado de Gás, que está aguardando para ser votado na Câmara dos Deputados. O autor destaca os principais aspectos do marco, que em sua visão, garantirá a formação de um setor aberto, dinâmico e competitivo: (i) livre acesso aos pontos de entrada e saída do sistema de transporte de gás natural e capacidade de transporte; (ii) simplificação da regulação dos serviços de transporte; (iii) desverticalização; (iv) compartilhamento de infraestruturas essenciais. Por fim, são apontados os desafios do Novo Mercado do Gás, como o aprimoramento regulatório e regulação estadual, o investimento em gasodutos e a necessidade de maior previsibilidade de consumo e demanda para o setor.

Canal Energia – Marcos Ganut (Head of Infrastructure and Capital Projects da Alvarez & Marsal), Filipe Bonaldo (Managing Director da Alvarez & Marsal) e Jouderson Matos é (Manager da Alvarez & Marsal)

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