O artigo debate a necessidade de desenvolvimento regulatório que acompanhe as inovações tecnológicas relacionadas à mobilidade elétrica no Brasil. Destaca-se que o primeiro, mais consistente e concreto programa de incentivo à difusão de veículos elétricos no Brasil partiu da ANEEL, através da chamada de projetos estratégicos de seu programa de P&D. Em síntese, o objetivo destes projetos é atuar como catalisadores reais e efetivos para a difusão do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, tendo obrigatoriedade de criar novos produtos e novos negócios no setor. Nesse sentido, o artigo expõe a necessidade de definições de regras ou regulações do setor elétrico que ajudem na consolidação do novo mercado e pontua algumas questões relacionadas à infraestrutura de eletropostos, considerada como obstáculo. 

GESEL – Nivalde de Castro, Mauricio Moszkowicz, Lillian Monteath (pesquisadores do GESEL)

Link de acesso:

http://www.gesel.ie.ufrj.br/app/webroot/files/publications/30_Castro_2021_08_09.pdf