Esse relatório acompanha o progresso da economia de combustível de novos veículos leves, fornecendo insights com base em um rico conjunto de dados cobrindo cerca de 85-90% das vendas globais de veículos no período de 2005 a 2019. O progresso toma como referência a meta da Global Fuel Economy Initiative, que busca reduzir pela metade o consumo de combustível de novos veículos leves até 2030, dado o patamar de 2005. O relatório estende o escopo da análise da economia de combustível nominal e emissões do escapamento para considerar o desempenho atual e potencial de diferentes opções de combustível-câmbio em uma abordagem do poço à roda. Ele quantifica as   emissões de GEE na produção, no transporte, na entrega de combustíveis convencionais para transporte (derivados de petróleo e gás) e nas transportadores de energia (energy carriers), como eletricidade e hidrogênio. Um dos principais objetivos do estudo é informar os formuladores de políticas sobre as políticas que seriam necessárias para alinhar o ritmo das melhorias na eficiência dos veículos leves com as ambições climáticas. Nesta edição, destaca-se que o progresso na economia de combustível está estagnado. Com efeito, o consumo médio de combustível nominal caiu apenas 0,9% entre 2017 e 2019, atingindo 7,1 litros de gasolina equivalente por 100 quilômetros. É uma queda menor do que a de 1,8% verificada entre 2010 e 2015.

IEA

Link de acesso:

https://www.iea.org/reports/global-fuel-economy-initiative-2021