Expondo a dura história de Alaa Abd El Fattah, o prisioneiro político de maior destaque do Egito, o artigo tece críticas a realização da COP 27 no país que mantém “o regime mais repressivo da história do Estado egípcio moderno”. A autora destaca que o país está construindo e divulgando um cenário de sustentabilidade, mas que na realidade trata-se de greenwashing. Naomi Klein afirma que, na verdade, a COP 27 está indo muito além do greenwashing de um estado poluente. Para ela, trata-se de um greenwashing de um estado policial.

Ao longo do artigo evidencia-se como a censura tem bloqueado a produção do conhecimento crítico no país, permitindo que os danos ambientais do Egito não sejam revelados. Afirma-se ainda, que as questões ambientais mais sensíveis são aquelas que apontam o fracasso do governo em proteger os direitos das pessoas contra danos causados por interesses corporativos, incluindo questões relacionadas à segurança hídrica, poluição industrial e danos ambientais de imóveis, desenvolvimento turístico e agronegócio. Considerando esse contexto, somado a necessidade de se discutir a justiça climática e traçar caminhos de reparação a países pobres, uma pergunta fundamental  que deveria estar no centro das negociações da COP é lançada pela autora: como projetar um sistema de reparações climáticas que não fortaleça os poderes autoritários de certos estados? Para ela, a defesa dos direitos humanos e das liberdades políticas é indissociável da defesa de um planeta habitável. Afinal, se as dívidas climáticas forem pagas e países como o Egito forem indenizados, o dinheiro jamais chegará onde precisa se não forem enfrentadas as redes financeiras e militares que sustentam governos como o do Egito. Em vez disso, o dinheiro irá garantir mais armas, construir mais prisões e financiar mais industrias que deslocam e empobrecem ainda mais os mais necessitados. 

The Guardian – Naomi Klein (professora de Justiça Climática na University of British Columbia)

Link de acesso:

https://www.theguardian.com/environment/2022/oct/18/greenwashing-police-state-egypt-cop27-masquerade-naomi-klein-climate-crisis

 

Artigos relacionados: 

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/uma-nova-estrategia-para-as-lutas-climaticas/