O artigo trata da eficiência energética nas instalações elétricas residenciais e prediais. Afirma-se que os projetos de instalações elétricas devem sempre considerar a eficiência da instalação. Essa eficiência vai desde o correto dimensionamento dos cabos de entrada e de distribuição até a escolha dos equipamentos que serão utilizados na instalação. Esse artigo é dividido em quatro seções, sendo que a primeira abrange o conceito e a importância da eficiência energética. Em seguida, são abordados aspectos técnicos dos projetos, execução e manutenção das instalações, com informações acerca do efeito joule, queda de tensão e fator de potência. No tópico 3, são apresentados programas governamentais e algumas orientações para boas práticas do consumidor para garantir a conservação de energia. Por fim, apresenta-se os resultados de um estudo de caso sobre a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em uma residência de 6 cômodos.

Portal Potência – Ravel Alexandre Gottschalk (Engenheiro pelo Centro Universitário UNINTER) e José Airton Gonçalves de Lima (Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário UNINTER)

Link de acesso: 

https://revistapotencia.com.br/eletricista-consciente/artigos-tecnicos/eficiencia-energetica-em-instalacoes-eletricas-prediais-e-residenciais/