A disseminação do uso em larga escala de tecnologias sustentáveis, como os Veículos Elétricos (VEs), encontra terreno fértil no Brasil. Contudo, a utilização maciça dos VEs pode acarretar desafios operacionais e de gestão de qualidade da energia elétrica nos sistemas de distribuição. Nesse contexto, o artigo apresenta uma discussão sobre os possíveis impactos do carregamento de VEs na qualidade do produto prestado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica. Tendo em vista as modalidades de recarga em postos de carregamento e as recargas residenciais, os autores destacam dois problemas que podem gerar impactos na qualidade: as variações de tensão de longa duração (VTLDs) e o aumento das distorções harmônicas. Um fator de atenção será o aumento do consumo de energia do período das 18h às 00h, que já é um período de ocorrência de VTLD. Para garantir a qualidade do produto de energia elétrica, os autores chamam atenção para a necessidade de monitoramento e imposição de regulamentação mais adequada.

CanalEnergia – Jeanderson Soares Mingorança, Marcelo Maestrini dos Santos, Paulo Mauricio Senra (pesquisadores do Gesel)

Link de acesso:

https://www.canalenergia.com.br/artigos/53207442/desafios-do-uso-em-larga-escala-de-veiculos-eletricos-uma-abordagem-do-ponto-de-vista-da-qualidade-de-energia-eletrica