O setor de edificações responde direta e indiretamente por aproximadamente 30% das emissões globais do setor de energia. Isso significa que alcançar a meta de zero carbono até 2050 para o setor é um desafio significativo. Por outro lado, nesse caminho também se abrem oportunidades importantes. É nesse quadro que o relaório Technology and innovation pathways for zero-carbon-ready buildings by 2030 se insere. Ele fornece recomendações para as soluções tecnológicas, estratégias de inovação e instrumentos políticos necessários para ajudar a cumprir os objetivos descritas no Cenário de Emissões Líquidas Zero da IEA até 2050

Dividido em artigos que refletem cada um dos principais objetivos, o relatório apresenta: i) todos os países que possuem códigos prontos para zero carbono em novas edificações; ii) a renovação necessária do parque imobiliário existente para zero carbono; iii) a necessidade de instalação de bombas de calor cobrindo a demanda por aquecimento; iv) o universo de famílias que dependem de energia solar fotovoltaica nos telhados; v) o papel da energia solar fotovoltaica e eólica no uso de eletricidade; vi) as unidades de construção conectadas a redes de energia distritais e o fornecimento das necessidades de aquecimento de ambientes; vii) as tecnologias solares térmicas implantadas nas residências; viii) vendas de iluminação 100% LED até 2025; ix) mudanças necessárias no comportamento residencial; x) aumento de veículos elétricos vendidos globalmente e a necessidade de aumento de carregadores instalados em edifícios.

As principais questões que precisam ser superadas incluem a maior acessibilidade e disponibilidade no mercado de tecnologias de construção limpas, flexíveis e eficientes, desenvolvimento de estruturas políticas eficazes e mudanças comportamentais dos consumidores.

International Energy Agency (IEA)

Link de acesso:

https://www.iea.org/reports/technology-and-innovation-pathways-for-zero-carbon-ready-buildings-by-2030

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/descarbonizacao-de-edificacoes-em-cidades-e-regioes/ 

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/net-zero-by-2050-a-roadmap-for-the-global-energy-sector/ 

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/net-zero-by-2050-data-browser/ 

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/atlas-da-eficiencia-energetica-brasil-2021/