No momento em que o mundo luta pela transição energética, as vendas de SUVs (veículos que muito contribuem para as emissões de GEE) estão atingindo novos recordes. Traçando um paralelo com as vendas de carros elétricos, cujo crescimento foi recorde em 2021, o artigo revela que as vendas de SUVs são cinco vezes maiores. Destaca-se que o número de SUVs nas estradas do mundo aumentou em mais de 35 milhões nos últimos 12 meses, elevando as emissões anuais de CO2 em 120 milhões de toneladas. Estima-se que no final de 2021, os SUVs deverão representar mais de 45% das vendas globais de automóveis – um novo recorde em termos de volume e participação de mercado. Os SUVs são mais pesados, consomem cerca de 20% mais energia que um carro de médio porte e estão entre as principais causas do crescimento das emissões de CO2 relacionadas à energia na última década. Destaca-se que a indústria da mobilidade elétrica vem tentando acompanhar essa tendência de consumo, lançando mais modelos de SUVs elétricos. No entanto, 98% dos SUVs vendidos ainda são de combustão interna. Ao final, afirma-se que a estrutura política deve se concentrar em restringir o aumento das vendas desses veículos.
IEA – Laura Cozzi; Apostolos Petropoulos
Link de acesso: