O artigo apresenta um panorama geral do desenvolvimento de um modelo de negócio de energia elétrica como serviço, também conhecido como Energy-as-a-Service (EaaS), apresentando os desafios e oportunidades para o seu desenvolvimento. Segundo os autores, inúmeros serviços podem ser ofertados aos consumidores nesse novo ambiente. O trabalho também destaca que, além da dimensão tecnológica, para o desenvolvimento dos serviços energéticos também são necessários avanços na estrutura dos mercados de energia e nas tarifas de eletricidade. Neste sentido, a liberalização do mercado varejista, a separação entre fio e energia e a oferta de tarifas dinâmicas são apontadas como um primeiro passo em direção a um cenário em que as empresas encontrem alternativas inovadoras e lucrativas para ofertar eletricidade de forma que atenda ao novo perfil dos consumidores.

CanalEnergia – Lorrane Câmara, Rubens Rosental e Mateus Amâncio (Equipe do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ)

Link de acesso: https://www.canalenergia.com.br/artigos/53161403/a-mudanca-do-perfil-dos-consumidores-e-a-servitizacao-da-eletricidade