O artigo discute os usos múltiplos da água e o papel dos reservatórios no planejamento do setor elétrico e dos recursos hídricos. Inicialmente os autores fazem uma contextualização onde destacam  o papel das usinas hidrelétricas com reservatórios e comentam a utilização dos modelos NEWAVE/DECOMP/DESSEN usados no planejamento e operação do setor elétrico. Em seguida,  apontam mudanças regulatórias em curso e questionam a adequação dos modelos computacionais utilizados atualmente. Para os autores, o que torna inadequada a cadeia de modelos do setor é a constatação de que sua lógica está respaldada num sistema que já não existe mais. A esse respeito, chamam a atenção para a necessidade de um olhar mais atento aos usos múltiplos da água dada a relevância desse tema para o desenvolvimento sustentável do país. Os autores advertem que, à medida que os outros usos da água forem se impondo ao uso prioritário para gerar energia elétrica, os conflitos entre os agentes geradores proprietários e usinas hidrelétricas e os outros usuários da água tendem a se intensificar. Por fim, os autores trazem duas sugestões de atualização dos critérios de planejamento para a minimização desses conflitos.

CanalEnergia – Pedro Melo, Roberto Gomes, Leonardo Lins, Sérgio Balaban, Iony Patriota e José Altino (são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas para Integração do São Francisco – GISF)

Link de acesso:

https://www.canalenergia.com.br/artigos/53201610/a-diversificacao-da-matriz-eletrica-nacional-o-uso-multiplo-da-agua-e-o-papel-dos-reservatorios