Resumo: O artigo discute o aumento da vulnerabilidade a ataques cibernéticos que vem acompanhando as mudanças tecnológicas associadas à automação, digitalização e técnicas avançadas de tratamento de dados no setor elétrico. Segundo os autores, um ataque com capacidade de interromper a operação do setor elétrico pode gerar grande impacto em sistemas dependentes – como comunicação, água, saúde, financeiro e logístico – tornando-se crítico para a sociedade. O texto expõe os resultados de uma análise bibliométrica conduzida pelo GESEL que reafirma a crescente preocupação de desenvolvimento da área de segurança cibernética. O trabalho também apresenta uma série de ações que vêm sendo conduzidas por diversos países para promover o aprimoramento da segurança cibernética, destacando os casos dos EUA, China, Índia e países da União Europeia. Por fim, destaca as ações que vêm sendo tomadas no Brasil, reafirmando a centralidade que o assunto vem assumindo no setor elétrico.

Canal Energia – Lorrane Câmara (pesquisadora plena do Gesel), Maurício Moszkowicz (pesquisador sênior do Gesel) e Mariana Freitas (pesquisadora júnior do Gesel)

Link de acesso:

https://www.canalenergia.com.br/artigos/53168641/a-crescente-relevancia-do-tema-seguranca-cibernetica-na-sociedade-o-caso-do-setor-eletrico