As tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) são uma solução importante para a descarbonização do sistema energético global. O CCUS pode contribuir para a descarbonização dos setores industrial e de geração de energia, e também pode desbloquear a remoção de dióxido de carbono (CO2). No entanto, sua implantação depende da disponibilidade de armazenamento de CO2, cuja infraestrutura de armazenamento precisa ser desenvolvida na mesma velocidade ou mais rapidamente que as instalações de captura de CO2. 

Atualmente, sete locais dedicados ao armazenamento de CO2 em escala comercial injetam cerca de 10 Mt de CO2 anualmente em formações geológicas profundas. Por outro lado, mais de 130 locais de armazenamento de CO2 estão em desenvolvimento em 20 países. Muitos desses locais estão em desenvolvimento há anos, mas somente em 2021, foram anunciados planos para 60 novos projetos. Espera-se que até 2030, a capacidade de injeção dedicada anual aumente para mais de 110 Mt.

CO2 storage resources and their development é um manual para as partes interessadas do setor de energia sobre os recursos de armazenamento de CO2 e seu desenvolvimento. Ele fornece uma visão geral do armazenamento geológico, seus benefícios, riscos e considerações socioeconômicas. O manual é apoiado por um extenso glossário de terminologia relacionada ao armazenamento de CO2 encontrado no final do relatório e complementa o manual Marco Regulatório e Legal para CCUS, já divulgado pelo Panorama.

International Energy Agency (IEA)

Link de acesso:

https://iea.blob.core.windows.net/assets/42d294af-ce07-44c7-9c96-166f855088e8/CO2storageresourcesandtheirdevelopment-AnIEACCUSHandbook.pdf

 

Artigos relacionados

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/framework-regulatorio-e-legal-para-ccus/

https://panorama.memoriadaeletricidade.com.br/dimensionamento-da-industria-ccus-para-atingir-emissoes-liquidas-zero/