O presente artigo de revisão visa estudar os diferentes aspectos que envolvem a combustão e utilização do etanol. A revisão trata da produção e sustentabilidade do etanol à base de milho e cana-de-açúcar como um ponto de partida para apresentar o etanol como um biocombustível renovável e sustentável. Em seguida, apresenta o entendimento atual da combustão do etanol, no que diz respeito à aplicação da teoria termodinâmica e mecanismos cinéticos químicos detalhados para a modelagem de processos de combustão. A utilização do etanol implica a consideração de parâmetros de segurança relacionados à sua combustão. Portanto, uma seção do artigo é dedicada a discutir os limites de inflamabilidade e detonabilidade do etanol e sua determinação experimental. A aplicação de misturas gasolina-etanol em motores de ignição por centelha e misturas diesel-etanol em motores de ignição por compressão também é abordado. Novas técnicas (como injeção dupla) estão sendo consideradas para melhorar a eficiência da combustão. Além disso, o uso de biodiesel em misturas diesel-etanol-biodiesel tem se mostrado uma possibilidade promissora. As emissões de gases de efeito estufa obtidas em diferentes trabalhos experimentais com motores de combustão interna que funcionam com diferentes misturas de combustíveis envolvendo etanol também foram revisadas. O etanol aumenta potencialmente a eficiência térmica dos motores de combustão interna e reduz as emissões de NO. Por fim, também é considerada a possibilidade de integração de motores de combustão interna e células a combustível de etanol 

Energy, Vol. 257 – Andrés Z. Mendiburu, Carlos H. Lauermann, Thamy C. Hayashi, Diego J. Mariños, Roberto Berlini Rodrigues da Costa, Christian J.R. Coronado, Justo J. Roberts, João A. de Carvalho)

 

Link de acesso:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360544222015912

 

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